segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Dramas Y Comedias - O single novo do Fangoria!

Uma pausa nas postagens sobre Melodifestivalen. Acabou de vazar o single novo do Fangoria!


Dramas Y Comedias foi produzida por Guille Milkyway, o cabeça por trás da banda La Casa Azul e produtor do primeiro EP que forma o novo disco da banda da Alaska. O single será lançado amanha no iTunes para o mundo todo.

A música é alegre, eufórica e diferente do que a banda costuma fazer. É praticamente versão 2013 do ABBA, que é claramente uma das influências. O clipe é um dos melhores que eles já fizeram. Confira abaixo:




O disco Cuatricromía é formado por quatro EPs, cada um com uma proposta diferente que representa as várias facetas da banda. O EP azul, produzido por Milkyway, representa o lado mais pop da banda. Os outros EPs são o Magenta, Amarillo e Negro (que representam os lados roqueiro, eletrônico e gótico deles, respectivamente). Antes que alguém diga que isso é uma ideia pra lá de batida e que a Robyn fez isso antes, vamos lembrar que em 1992 o próprio Fangoria lançou 3 EPs que formavam o álbum Um Día Qualquera En Vulcano (um álbum maravilhoso, por sinal).

Depois do sucesso enorme do reality show Alaska Y Mario, a popularidade do Fangoria nunca esteve tão em alta, e uma música ótima como essa provavelmente vai fazer com que o álbum seja tão bem-sucedido quanto os anteriores! Cuatricromía sai no dia 26 de fevereiro e já é meu álbum mais esperado do ano!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Contagem regressiva Melodifestivalen - 16 dias!

A próxima música da nossa contagem é bem recente, participou do Melodifestivalen em 2009 e foi cantada pelas irmãs mais queridas da Suécia.

Lili e Susie nos anos 80

As irmãs Lili e Sussie Päivärinta já fizeram muito sucesso em vários lugares do mundo (chegaram a lançar discos no Brasil no fim dos anos 80) e foram duas das representantes mais populares do gênero italo disco. 
De 84 a 96 as irmãs lançaram single após single, álbum após álbum. Depois disso, decidiram se concentrar em outros projetos, como lutar pelos direitos dos animais.

13 anos depois, para a grande surpresa de todos, as duas anunciaram que retornariam para participar do Melodifestivalen de 2009 com a música Show Me Heaven.


Infelizmente, o público não abraçou o retorno das irmãs, e a canção alcançou somente a 4ª posição na semifinal, indo para a repescagem, em que foi novamente a 4ª mais votada e, por isso, desclassificada do concurso.

Mesmo assim, Show Me Heaven foi um hit e entrou no top 10 da Suécia. 
Em 2012 o Melodifestivalen organizou uma pesquisa com músicas dos últimos 10 anos do concurso que não foram para a final na qual Show Me Heaven ficou entre as 10 mais votadas.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Contagem regressiva Melodifestivalen - 17 dias!

Continuando com nossa contagem regressiva, é hora de falar de um dos melhores grupos que já pisaram no palco do Melodifestivalen, o Alcazar.

Magnus, Annikafiore, Tess e Andreas

Até o final de 2002 o até então trio já tinha lançado seu primeiro álbum em todo o mundo (inclusive no Brasil) e alcançado sucesso com vários singles. Porém, como nem tudo é perfeito, eles não tinham conquistado o público de seu país-natal. Na Suécia eles eram desconhecidos.

No início de 2003 o trio virou um quarteto. Magnus Carlsson, que até então era namorado do Andreas, se juntou ao grupo para participar de um show de tributo ao ABBA e, a convite do grupo, decidiu ficar.
Ao contrário do Alcazar, Magnus já era um dos cantores mais famosos da Suécia. Do início dos anos 90 até o fim de 2002 ele foi vocalista do Barbados, uma banda bem famosa no país.

A entrada de Magnus fez com que o público sueco notasse o grupo. O interesse aumentou ainda mais quando foi divulgado que eles participariam do Melodifestivalen de 2003 com a canção Not A Sinner Nor A Saint.


Mostrando uma sintonia incrível e apresentando uma canção muito boa, o grupo brilhou. Mas, mesmo dando a melhor apresentação do ano, eles não receberam votos suficientes para ir direto à final.

Em 2002 foi introduzido no Melodifestivalen o Andra Chansen (segunda chance), uma repescagem que dava ao público a chance de trazer de volta para a grande final duas canções que não ganharam suas semifinais. Desde que isso foi criado, a maioria das canções que são escolhidas para a final através da repescagem é mais bem-sucedida que músicas que venceram as semifinais. Depois de algumas semanas o povo já teve bastante tempo de ouvir todas as canções e decidir realmente quais são as suas favoritas. Foi o que aconteceu com o Alcazar.

Not A Sinner Nor A Saint ficou apenas em 3º lugar em sua semifinal, mas no Andra Chansen a música já recebeu o dobro de votos da segunda posição e se tornou uma das favoritas do público para vencer o concurso. Na final das contas, ficou em terceiro lugar, perdendo para duas músicas que hoje ninguém mais nem lembra quais são. Mais uma vez a música errada venceu.

Mas não foi, de jeito nenhum, uma derrota. Com a música o Alcazar alcançou, pela primeira vez de muitas, o primeiro lugar nas paradas suecas e se tornou um dos grupos mais famosos de toda a Europa.


quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Contagem regressiva Melodifestivalen - 18 dias!

Faltam 18 dias para começarmos a conhecer as 32 canções que vão batalhar pela chance de representar a Suécia no Eurovision desse ano.
Como a Suécia já ganhou no ano passado, as chances de repetir o feito são quase inexistentes. Por isso, o resultado pode ser bem diferente do esperado, e o povo sueco pode dar a vitória para um artista que eles gostam muito mas que não tem uma música muito forte (foi o que aconteceu, por exemplo, em 2000, depois da vitória em 99).

Comentarei os participantes desse ano mais perto de cada semifinal. Mas, por enquanto, vamos relembrar juntos, todos os dias, algumas das maiores pérolas que já saíram  do concurso.

A primeira música de nossa contagem regressiva veio desse trio lindo:
Angelique, Peter e Nanne: o Sound Of Music

O Sound Of Music foi criado por Peter Grönvall (filho de ninguém menos que Benny, do ABBA!) e contava com as vozes potentes de sua namorada Angelique e da amiga do casal, Nanne.

Eles participaram do Melodifestivalen em 86, com a musica Eldorado, mas foi em 87 que eles alcançaram o sucesso de verdade com a maravilhosa Alexandra.

Em 87 o esquema do Melodi era diferente. O concurso todo levava apenas uma tarde e as pessoas já tinham que escolher a representante do país logo após ouvir todas as músicas pela primeira vez, o que fez com que o país quase sempre escolhesse a música errada, e as músicas que não ganhavam acabavam fazendo mais sucesso no país do que a vencedora. 

Alexandra terminou na 4ª posição, mas é bem mais lembrada do que a vencedora de 87, a boba Fyra Bugg & En Coca Cola.

Depois da participação no concurso em 87, o grupo lançou mais alguns singles mas não conseguiu repetir o sucesso de Alexandra. Peter se separou de Angelique e se casou com Nanne (apesar disso, as duas ainda são grandes amigas e se reúnem em alguns eventos para cantar as músicas do grupo). Depois de uma reformulação, Angelique deixou o grupo e foi substituída por Maria Rådsten. O grupo mudou seu nome para One More Time e teve bastante sucesso por toda Europa nos anos 90. 

Em 98 o grupo se dissolveu, e Nanne saiu em uma carreira solo muito bem-sucedida, se tornando uma das cantoras mais famosas e queridas da Suécia. Alexandra faz parte de seu repertório até hoje.