terça-feira, 20 de março de 2018

Judy Garland - as atrizes que já interpretaram o ícone



Ontem fomos surpreendidos com a primeira imagem da atriz Renée Zellweger caracterizada de Judy Garland para o filme Judy (prometido ainda para este ano), que narrará os momentos finais da atriz e cantora, que faleceu em Londres em 1969 de overdose de barbitúricos.

Judy não é um papel fácil, ela tinha uma maneira muito particular de interpretar suas canções, além, é claro, de ser uma atriz muito boa. Poucas pessoas contavam anedotas e faziam piadas de si próprias como ela. Qualquer exagero na interpretação de seus maneirismos pode deixar a performance mais com cara de Snatch Game do que de um filme sério.

Talvez por isso, poucas atrizes se atreveram a encarná-la. Dessas, algumas foram mais bem-sucedidas que outras, mas provavelmente ninguém superou Judy Davis na minissérie Me and My Shadows (2001), baseada no livro da outra filha de Judy, Lorna Luft, que narrava a vida dela do início ao fim. Judy Davis se empenhou tanto para representar a fase adulta de Judy, que ganhou o Emmy de Melhor Atriz em Minissérie ou Filme, além de mais 5 prêmios de melhor atriz, como o Globo de Ouro e o Screen Actors Guild Award.


Além dela, Tammy Blanchard encarnou Judy Garland adolescente. Mesmo sem uma performance tão impressionante quanto a de Judy Davis, ela conseguiu transmitir bem a insegurança por trás das câmeras da jovem atriz, que desaparecia a partir do momento em que ela começava a cantar.


Antes de 2001, a vida de Judy já tinha servido de inspiração para uma produção televisiva. Em 1978 o filme Rainbow foi produzido e exibido pela NBC nos Estados Unidos e focou no início da carreira de Judy, terminando no sucesso de O Mágico de Oz (1939). A encarregada do papel foi Andrea McArdle, que tinha acabado de estourar na Broadway interpretando a órfã Annie. Infelizmente só uma filmagem da televisão está disponível na internet, mas já é o suficiente para constatar que a atriz, apesar de muito talentosa, não tinha a voz para interpretar Judy.


No Brasil, já houve uma montagem teatral do musical Judy Garland – End of The Rainbow (que, inclusive, servirá de base para o novo filme com Renée Zellweger), mas como foi montada por um produtor declaradamente racista, preferimos não comentar.


E para terminar, ninguém melhor para representar Judy Garland que ela mesma. Ela fez isso no filme musical Words and Music (1948, no Brasil: Minha Vida É Uma Canção), em uma cena em que encontrava com o compositor Lorenz Hart, interpretado por Mickey Rooney, e cantava com ele duas músicas.
A cena é clássica por ser o último registro dos dois em filme. Mas já era um indicativo dos problemas que a atriz estava tendo. O vício em remédios fazia com que Judy ganhasse e perdesse peso muito rápido. Como houve um intervalo entre a gravação das duas músicas, a diferença entre os takes é bem aparente.


Da mesma maneira que Feud (2017), minissérie sobre a rixa entre Joan Crawford e Bette Davis, fez nascer uma nova geração de fãs das duas e do cinema clássico de Hollywood (independentemente das opiniões sobre a minissérie em si), torcemos para que Judy traga mais uma legião de fãs para a interprete de Dorothy. E vamos combinar que conhecer um pouco de Judy é essencial pra qualquer amigo de Dorothy que se preze.


Curiosidade: Judy Davis também estava em Feud! Ela interpretou a jornalista Hedda Hopper e estava em algumas das melhores cenas da minissérie!

Nenhum comentário: