sexta-feira, 24 de abril de 2009

Bananaramas comunistas

Pay-tv é uma das bandas mais geniais que surgiram nos últimos tempos. na Suécia E, como não podia deixar de ser, não fazem sucesso nenhum fora de lá.
Os dois primeiros singles delas fizeram sucesso lá mesmo na Suécia e em alguns cantos da Europa porque participaram do Melodifestivalen, que é o concurso que decide o artista que vai representar a Suécia no Eurovision. As musicas em questão foram Trendy Discoteque e Refrain Refrain, que fala tão ácidamente das canções típicas do concurso que eu não imagino como foi que elas conseguiram participar dele cantando isso.


Depois desses dois singles elas caíram na escuridão. Lançaram a musica Fashion Report, que faz um retrato magnifico do mundo da moda, e a fantástica Work Your Body, que também arrasa na ironia e cujo clipe caseiríssimo conta com ninguém menos que Andreas Lundstedt. Perfeito!


Infelizmente, depois de tudo isso elas não lançaram mais nada, mas eu continuo na esperança de que elas façam um retorno triunfal e que todo mundo as adore, como elas merecem!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Cotovelo sou eu


Etienne Daho é um cantor francês que começou sua carreira em 1980. Aqui no Brasil quase todo mundo que sabe quem é essa pessoa provavelmente conheceu ele na trilha sonora de alguma novela da globo que eu não sei o nome, que trazia a musica Mon Manége à Moi, cover da Edith Piaf.
Eu conheci ele por acaso porque num livro uma capa de um cd dele, achei a capa bonita e fui atrás de descobrir qual era a dele.

Pelos vídeos do youtube não deu muito animo. Não tem muita coisa lá e a qualidade dos vídeos que tem são péssimas (e eu que achei que a França estivesse mais avançada que a gente na inclusão digital...). Mesmo assim eu continuei afim de ouvir mais e baixei logo a discografia dele. Não me arrependi nenhum pouco!


O melhor de tudo é que durante os anos ele passou por praticamente todos os estilos musicais que eu gosto. Tem aquelas coisas características dos anos 80, cheias de sintetizadores, eurodance (são poucas, mas tem), baladinhas e etc. Vejam algumas das minhas favoritas:

Week-end A Rome
A musica é muito fofa. Será que existe coisa mais romântica do que pegar o merecedor do seu afeto e passar um fim de semana a dois na Roma? Se tiver, me avisem.
Esse foi um dos maiores hits dele e serviu até de inspiração pro grupo Saint Etienne gravar um dos maiores sucessos deles (A ótima He's On The Phone). Aliás, adivinha de onde veio a inspiração para o nome do Saint Etienne? Exato!
E para dar um toque ainda mais especial, a cantora Lio faz uma pequena participação na música e no clipe, que marcou a primeira de muitas parcerias entre os dois. Foi por causa dessa música que eu descobri a Lio, e pretendo falar dela aqui em breve!



Ideal
Na primeira vez que eu ouvi eu achei que parecia musica de elevador, mas a cada ouvida eu me apaixonei mais. O jeito sussurrado que ele canta deixa a musica linda. O vídeo também é lindo, filmado em um aeroporto na França. Meu pai já passou por lá e me fez ter muita inveja disso enquanto eu assistia.



Des Attractions Desastre
Essa musica é perfeita. Começa com um DAHO em alto e bom som e daí ele já continua numa espécie de rap que deixa tudo muito cool.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

A rainha aveludada.

Depois de lançar um álbum de estreia suuuuper fraco, a cantora sueca conhecida como Velvet surpreendeu a todos com o disco The Queen. Velvet não é o nome real dela, obviamente. Ela se chama Jenny Pettersson. O primeiro dela, que saiu já faz um bom tempo, era chatissímo e ninguém deu muita atenção pra ele.

Depois de se recuperar do baque, ela começou a lançar single após single e as músicas eram todas boas. Primeiro veio Fix Me, depois Chemistry, seguida por Deja Vu e, por ultimo, a fantástica Take My Body Close. Todas foram megahits na Suécia e todo mundo estava super ansioso pro album novo dela. Então, para aumentar ainda mais o hype, ela foi anunciada como uma das artistas que iam participar do melodifestivalen de 2009 com a musica The Queen.
Chegou a noite dela se apresentar e ela me aparece com nada mais nada menos do que essa apresentação:


O Melodifestivalen é conhecido pelas injustiças que acontecem ano após ano, e dessa vez não foi diferente e ela não foi aprovada para a final... mas tudo bem porque o single entrou pro top 20 (o que é ótimo na semana mais concorrida do ano na Suécia, por causa do concurso).
Logo depois saiu o álbum, também chamado The Queen, que além de conter os 5 singles já lançados, tinha mais algumas musicas e uns remixes. Se desconsiderarmos as duas baladas que só estão lá pra ocupar espaço e são totalmente desnecessárias, temos um dos melhores discos do ano. Todas as musicas agitadinhas são ótimas, com destaque pra Come Into The Night, que tem cara de hit e Sound Of Music, que podia ser uma homenagem definitiva à Maria Von Trapp.


Fora da Suécia já começaram a reparar nela. A musica Chemistry já está tocando por toda a Europa e eu não ia ficar surpreso se começasse a tocar por aqui (mesmo se fosse parar em uma dessas coletaneas da Building Records). Confiram o clipe super ótimo que fizeram pra passar na televisão do Reino Unido.


Enfim, vale a pena conferir o disco. É perfeito pra animar qualquer festinha. Dêem também uma olhada no site oficial dela, tá bem bonitinho.