quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Contagem regressiva Melodifestivalen - 17 dias!

Continuando com nossa contagem regressiva, é hora de falar de um dos melhores grupos que já pisaram no palco do Melodifestivalen, o Alcazar.

Magnus, Annikafiore, Tess e Andreas

Até o final de 2002 o até então trio já tinha lançado seu primeiro álbum em todo o mundo (inclusive no Brasil) e alcançado sucesso com vários singles. Porém, como nem tudo é perfeito, eles não tinham conquistado o público de seu país-natal. Na Suécia eles eram desconhecidos.

No início de 2003 o trio virou um quarteto. Magnus Carlsson, que até então era namorado do Andreas, se juntou ao grupo para participar de um show de tributo ao ABBA e, a convite do grupo, decidiu ficar.
Ao contrário do Alcazar, Magnus já era um dos cantores mais famosos da Suécia. Do início dos anos 90 até o fim de 2002 ele foi vocalista do Barbados, uma banda bem famosa no país.

A entrada de Magnus fez com que o público sueco notasse o grupo. O interesse aumentou ainda mais quando foi divulgado que eles participariam do Melodifestivalen de 2003 com a canção Not A Sinner Nor A Saint.


Mostrando uma sintonia incrível e apresentando uma canção muito boa, o grupo brilhou. Mas, mesmo dando a melhor apresentação do ano, eles não receberam votos suficientes para ir direto à final.

Em 2002 foi introduzido no Melodifestivalen o Andra Chansen (segunda chance), uma repescagem que dava ao público a chance de trazer de volta para a grande final duas canções que não ganharam suas semifinais. Desde que isso foi criado, a maioria das canções que são escolhidas para a final através da repescagem é mais bem-sucedida que músicas que venceram as semifinais. Depois de algumas semanas o povo já teve bastante tempo de ouvir todas as canções e decidir realmente quais são as suas favoritas. Foi o que aconteceu com o Alcazar.

Not A Sinner Nor A Saint ficou apenas em 3º lugar em sua semifinal, mas no Andra Chansen a música já recebeu o dobro de votos da segunda posição e se tornou uma das favoritas do público para vencer o concurso. Na final das contas, ficou em terceiro lugar, perdendo para duas músicas que hoje ninguém mais nem lembra quais são. Mais uma vez a música errada venceu.

Mas não foi, de jeito nenhum, uma derrota. Com a música o Alcazar alcançou, pela primeira vez de muitas, o primeiro lugar nas paradas suecas e se tornou um dos grupos mais famosos de toda a Europa.


Nenhum comentário: