quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Contagem regressiva Melodifestivalen - 18 dias!

Faltam 18 dias para começarmos a conhecer as 32 canções que vão batalhar pela chance de representar a Suécia no Eurovision desse ano.
Como a Suécia já ganhou no ano passado, as chances de repetir o feito são quase inexistentes. Por isso, o resultado pode ser bem diferente do esperado, e o povo sueco pode dar a vitória para um artista que eles gostam muito mas que não tem uma música muito forte (foi o que aconteceu, por exemplo, em 2000, depois da vitória em 99).

Comentarei os participantes desse ano mais perto de cada semifinal. Mas, por enquanto, vamos relembrar juntos, todos os dias, algumas das maiores pérolas que já saíram  do concurso.

A primeira música de nossa contagem regressiva veio desse trio lindo:
Angelique, Peter e Nanne: o Sound Of Music

O Sound Of Music foi criado por Peter Grönvall (filho de ninguém menos que Benny, do ABBA!) e contava com as vozes potentes de sua namorada Angelique e da amiga do casal, Nanne.

Eles participaram do Melodifestivalen em 86, com a musica Eldorado, mas foi em 87 que eles alcançaram o sucesso de verdade com a maravilhosa Alexandra.

Em 87 o esquema do Melodi era diferente. O concurso todo levava apenas uma tarde e as pessoas já tinham que escolher a representante do país logo após ouvir todas as músicas pela primeira vez, o que fez com que o país quase sempre escolhesse a música errada, e as músicas que não ganhavam acabavam fazendo mais sucesso no país do que a vencedora. 

Alexandra terminou na 4ª posição, mas é bem mais lembrada do que a vencedora de 87, a boba Fyra Bugg & En Coca Cola.

Depois da participação no concurso em 87, o grupo lançou mais alguns singles mas não conseguiu repetir o sucesso de Alexandra. Peter se separou de Angelique e se casou com Nanne (apesar disso, as duas ainda são grandes amigas e se reúnem em alguns eventos para cantar as músicas do grupo). Depois de uma reformulação, Angelique deixou o grupo e foi substituída por Maria Rådsten. O grupo mudou seu nome para One More Time e teve bastante sucesso por toda Europa nos anos 90. 

Em 98 o grupo se dissolveu, e Nanne saiu em uma carreira solo muito bem-sucedida, se tornando uma das cantoras mais famosas e queridas da Suécia. Alexandra faz parte de seu repertório até hoje.


Nenhum comentário: